domingo, 15 de junho de 2014

Convenções oficializam candidaturas e alianças


A+A-
Anna Ruth Dantas - Repórter

Nesse final de semana, oficialmente, serão deflagradas a consolidação das alianças para o pleito estadual. Neste domingo será a vez do Democratas, partido presidido pelo senador José Agripino Maia, definir o rumo a ser adotado para o pleito deste ano. De todas as legendas que se preparam para as convenções estaduais no Rio Grande do Norte, a única que está indefinida sobre o palanque é o Democratas. De um lado o grupo da governadora Rosalba Ciarlini quer a candidatura a reeleição. Do outro, o senador José Agripino Maia deseja lançar candidatos apenas na aliança proporcional e, com isso, coligar-se com o grupo de partidos liderados pelo PMDB.

Está confirmado para o dia 27 de junho, no ginásio Nélio Dias, a convenção dos peemedebistas. Nesse mesmo dia e também no mesmo local, estará ocorrendo a convenção do PSB, que terá como candidata ao Senado, a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria. O PROS, liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, também fará convenção no dia 27 de junho.
Magnus NascimentoAgripino defende prioridade para as candidaturas proporcionaisAgripino defende prioridade para as candidaturas proporcionais

No caso do PROS, o partido elegeu como prioridade apenas a proporcional. A legenda terá os seus cinco deputados estaduais (Ricardo Motta, Raimundo Fernandes, Gilson Moura, Gustavo Carvalho e Vivaldo Costa) como candidatos a reeleição. Na chapa também aparece o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Albert Dickson. O PROS colocará como prioridade para deputado federal a eleição do vereador Rafael Motta, filho do deputado Ricardo Motta.

Estratégia semelhante, de “convenção coletiva”, adotou o grupo de partidos que defende a candidatura do vice-governador Robinson Faria (PSD) ao Executivo estadual. A convenção do PSD, PT e PC do B ocorrerá dia 29 de junho, no Centro Cultural da zona Norte.

A aliança terá a deputada federal Fátima Bezerra como candidata ao Senado e o presidente estadual do PC do B, Antenor Roberto, como o primeiro suplente de senador.

Fim de semana


No próximo sábado, dia 21 de junho, o Partido Verde, que liderou a articulação dos sete pequenos partidos que farão uma coligação proporcional e estarão juntos na majoritária do pré-candidato ao Governo o deputado federal Henrique Eduardo Alves, fará sua convenção, a partir das 10h, na Assembleia Legislativa.

Presidida pelo senador Paulo Davim, o PV lançará entre os candidatos a deputado estadual o ex-vereador Edivan Martins e o atual vereador de Natal, Luiz Almir. Esse último inclusive, nesse sábado foi empossado como presidente municipal da legenda, cargo que pertencia a Edivan Martins. “O nosso partido está organizado e chegaremos com uma boa nominata de candidatos a deputado estadual”, destacou o presidente estadual do PV, Paulo Davim. 

Na coligação proporcional dos sete pequenos partidos (PV, PHS, PEN, PRP, PRTB, PPS E PTB ) há, inclusive, ex-auxiliares do Governo Rosalba Ciarlini. Presidente estadual do PTB e ex-secretário estadual de Segurança e Defesa Social, Aldair Rocha, buscará uma vaga de deputado estadual.

Nessa coligação o único que já passou pela titularidade na Assembleia Legislativa foi Luiz Almir, que tentará, novamente, chegar ao cargo.

DEM poderá ter embate entre convencionais


Legenda da governadora do Estado, partido que congrega no Rio Grande do Norte o presidente estadual e nacional da legenda, o Democratas chega para convenção deste domingo ainda vivendo uma crise interna, gerada pelo posicionamento dos seus dois principais líderes políticos.

A governadora Rosalba Ciarlini já confirmou que tentará levar para a reunião a tese de candidatura a reeleição. A chefe do Executivo estadual enaltece a necessidade de ir para as ruas defender o seu mandato. Ela também observou, nas recentes entrevistas concedidas, que o partido não teria como deixar de ter um candidato na majoritária.
Rayane MainaraRosalba pediu consulta aos convencionais sobre reeleiçãoRosalba pediu consulta aos convencionais sobre reeleição

“Eu acho que, na realidade, era para estarmos lutando para termos mais governadores, como se luta para ter mais prefeitos, que são a base das eleições. Tendo mais governador cresce também a bancada”, disse Rosalba Ciarlini, em entrevista à revista Época, rebatendo os argumentos do senador José Agripino de que para a legenda crescer é preciso priorizar a eleição proporcional.

Os representantes da governadora protocolaram na sexta-feira (13) o pedido junto ao Diretório do partido para que a candidatura à reeleição seja apreciada na convenção . O requerimento  está sob análise da assessoria jurídica  da legenda. Ontem, o coordenador da convenção estudal, Manoel Pereira, explicou que os advogados do partido vão entregar um parecer ao presidente do DEM, José Agripino. A partir desta análise jurídica será tomada a decisão se a solicitação será submetida aos convencionais. 

O embate a ser vivido hoje no Democratas é a continuidade de um duelo iniciado no dia 2 de junho, quando o partido fez a reunião do diretório estadual. Naquele momento, a tese de lançar apenas candidatos na majoritária prevaleceu por 45 votos favoráveis e 10 contrários, com duas abstenções, um voto nulo e outro em branco.

O senador José Agripino acreditava que a governadora não levaria o assunto para convenção. Mas a disposição de Rosalba Ciarlini é buscar, no encontro deste domingo, os votos dos convencionais para entrar na disputa da reeleição.

 Durante a reunião do diretório estadual, o deputado federal Felipe Maia disse não ser contra a governadora. “Ninguém é contra ou a favor de Rosalba, somos favoráveis a algo maior, que é o nosso partido. Estamos reunidos para deliberar pela sobrevivência”, comentou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário